Escolha uma Página



A cortina também tem importância na cozinha.
A cozinha é o local da casa onde a família faz diariamente as suas refeições e reúne os amigos para um bate-papo mais íntimo e descontraído.
Independente do seu tamanho, uma cortina irá proporcionar proteção e privacidade deixando o ambiente mais aconchegante e confortável, valorizando a decoração e dando à mesma um toque pessoal.


Como escolher a cortina


Existem vários modelos de cortinas para cozinha, o que irá variar é o tipo de tecido, a cor,o tamanho e a combinação de materiais.
Como a cozinha é um ambiente de trabalho devemos dar atenção à segurança e à funcionalidade. Devemos escolher uma cortina que seja prática, de fácil manuseio para instalar, retirar e lavar, e que seja leve, bonita e elegante.


Modelos de Cortina
Elas poderão ser de varão, trilho, persiana, rolô, romana ou painel.


Varão
Varão: este modelo de cortina é moderno e muito prático para abrir e fechar, regula a entrada de luz no ambiente, causando um efeito bonito e agradável. Poderá ser usado varão de madeira ou de metal, utilizando ilhós, alça ou argolas (todos disponíveis no mercado em variadas cores);


Trilho
Trilho: a cortina de trilho pode ser usada em cortineiros de gesso, embutida atrás da sanca. O efeito é leve e bonito, além de ser relativamente fácil retirá-las para lavar e econômico trocá-las. A cortina, com trilho e embutida no cortineiro, confere charme à cozinha e melhora sua acústica;


Persiana
Persiana: por serem práticas são muito utilizadas em cozinhas. Os tipos mais usados são as persianas horizontais formadas por lâminas metálicas, de madeira ou de PVC. São ótimas por deixarem passar a ventilação natural;


Rolô
Rolô: cortina de fácil manuseio, alia conforto térmico e visual. É fácil de limpar, por ser composta por um plano único de tecido (sem dobras ou reentrâncias). Pode ficar esticada (totalmente aberta), à meia altura ou totalmente recolhida no rolo superior. Protege do sol de uma maneira suave, deixando a luminosidade passar (é possível optar por materiais de diferentes graus de proteção e transparência). A tela segura até 96% dos raios UV, que estragam móveis, pisos e tecidos;


Romana
Romana: ela combina com diversos estilos de decoração, permitindo um visual uniforme quando fechada e gracioso quando retraída (marcando linhas horizontais no tecido). Para esse tipo de cortina / persiana, é possível usar tecidos com base de poliéster, telas solares e até fibras naturais. Sua limpeza diária é simples (com espanador), mas deverá procurar o auxílio de um profissional especializado caso queira uma limpeza mais profunda;


Painel
Painel: este tipo de cortina desliza facilmente para os lados e fica bonito e elegante em grandes vãos. Painéis também são boas opções para a decoração da cozinha. Analise o estilo dos móveis e demais elementos do espaço e escolha se este é o tipo ideal a ser usado.


Escolha dos tecidos


A cortina da cozinha terá que ser confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados e passados, já que estará sujeita à umidade e à gordura quase sempre presentes neste ambiente da casa.
Poderá ser feita em tecidos que facilitam a manutenção, como algodão, rendas e poliéster. A renda holandesa, por ser um tecido sintético, é leve, prática e funcional, assim como a cortina Richelieu (que é um bordado feito geralmente no linho).
Já as persianas poderão ser de alumínio, bambu, PVC, poliéster ou fibras artificiais. Algumas marcas utilizam poliéster com tratamento antiestático, que inibe o acúmulo de pó e gordura no tecido.
É possível utilizar cortinas de fibras naturais: elas criam um belo efeito, conferindo leveza e naturalidade aos espaços.


Escolhendo a cor da cortina


Devemos observar as cores das bancadas da cozinha, azulejos e pisos. Para não errar, usar cores sólidas com paredes padronizadas e cortinas estampadas com paredes neutras.
Existem opções para todos os estilos: os mais clássicos de renda branca, com bordados e recortes de frutas e flores, as xadrezinhas, as estampadas ou lisas com babadinhos, bordadas ou não, e os mais contemporâneos com estampas.
As cores neutras trazem harmonia e amplitude ao ambiente, combinando com qualquer decoração tornando-o agradável e bonito.


Comprimento e altura da cortina


Como será utilizada na cozinha, ela deverá ser mais curta, tanto no comprimento como na altura (não deve atrapalhar o trabalho na bancada).
O comprimento irá variar de acordo com as dimensões da janela (e o espaço disponível, pois muitas vezes ela encosta na parede ou em um armário). Se houver espaço, opte por deixar uma “sobra” para barrar melhor a entrada da luz nos cantos.
Poderão ser colocadas cortinas de tamanho pequeno, cobrindo parte da janela ficando a mesma mais decorativa do que privativa.